sábado, junho 04, 2011

Os mitos modernos

De uns tempos pra cá, na internet, tenho me deparado com coisas lamentáveis, tristes, e ao mesmo tempo padrões consolidados de mentalidade e comportamento. Uma destas é a atitude "bichinho mimimi", da qual sou ferrenho opositor por que acredito e aponto que existem outras formas de lidar com as agressões aos animais não humanos. Mas o foco agora é a questão, crente/ateu, está rendendo assunto, está crescendo em vários fóruns, seja Orkut, seja Twitter, enfim, onde formos virtualmente veremos este embate.
O religioso se sentindo o protegido por que ele vai pro céu, o ateu se sentindo o evoluido por que rompeu com as crendices, enfim, todo mundo exageradamente certo e errado ao mesmo tempo. Mas isto AINDA não é o foco , quero falar sobre interpretações clichês que permeiam as discussões.
Baseado na grande maioria de conceitos lidos na rede, elaborei algumas perguntas centradas nos mitos mais comuns sobre nós, ateus, farei a mim mesmo as perguntas comuns de religiosos sobre nós, e como ateu que sou, as responderei:

1) Os ateus tem um lado sombrio, satãnico, é verdade?

De forma alguma. Tudo faz parte de uma mesma mitologia. Se eu reconheço o diabo, automaticamente reconheço deus.Quem realmente lê a bíblia sabe que o mal não existe por si só, houve um momento nos relatos bíblicos onde parte das legiões angelicais revoltaram-se contra o criador, e foram banidos e punidos. Efetivamente, deus criou os demônios e os infernos, portanto...

2) É previsível que um ateu, como não teme o inferno, seja propenso ao mal.

Sem cabimento. O homem confia tanto nas premissas religiosas que criou o código penal...
Mas fundamentalmente, nos orientamos por códigos éticos e morais. Pra mim é simples demais: JAMAIS fazer ao semelhante o que não quero pra mim!

3) Os ateus, como não tem um lado espiritual, valorizam apenas posses materiais.

Somos tão humanos quanto os outros. Choramos quando um filho nasce, quando ele diz a primeira palavra e dá o primeiro passo, sofremos quando alguém próximo está doente. Temos a NOSSA maneira de fé,   que é esperança. Apoiamos quando alguém precisa, pedimos por favor, com licensa e me desculpe,Temos sentimentos iguais, apenas lidamos com isso sem relacionar a entidades.

4) Os ateus parece que só gostam de falar sobre religião.

Não!! Definitivamente não!!! O que acontece é que a todo momento aparece um crente achando que, ou precisa nos exorcizar ou apresentar contradições na nossa não crença. E provocação ninguem aceita né? E ironicamente, dado o exercício constante do debate, tenho visto ateus com profundo conhecimento das escrituras batendo sem dó em ovelhinhas...
Com certeza religião seria o último assunto que nos interessa, visto como religião, fato corrente. Mitologias sim, adoramos! Um debate imparcial, pura troca de informações!

No momento, estas seriam as questões principais dos preconceitos em relação a nós. Quis fazer isto por que acho descabido o confronto. Ninguem está tão certo, ninguem está tão errado. Por que um ateu tem as mesmas chances de provar que deus não existe quanto um crente de provar o contrário.
Já existem segmentações suficientes na sociedade, por motivos raciais, culturais, sexuais,  econômicos, sociais, enfim, já temos coisa demais que nos separam. Vamos tentar achar algo que nos una, como o respeito, por exemplo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abre teu coração e chora!