sexta-feira, janeiro 28, 2011

Exemplos de superação??? Mesmo???

De algum tempo pra cá a rede tem sido borrifada com vídeos, histórias,  slides, de várias situações sobre várias pessoas, sempre enaltecendo a capacidade destes em superar adversidades, de ir mais além, de não desistir, enfim, de serem maiores que seus problemas. O que não deixa de ser um fato.
Mas... Se olharmos bem caso a caso, o que muitos fazem é seguir a lógica, continuar caminhando, continuar seguindo em frente, sempre, até por que não há outro caminho melhor. Vamos a alguns exemplos pra ilustrar melhor o ponto onde quero chegar, começando por um clássico motivacional, o Nick Vujicic, que desmancha as platéias em suas palestras:


Prestem atenção no vídeo, nos mínimos detalhes, e avaliem a situação geral. O cara desfruta de toda uma estrutura devidamente adaptada ás suas necessidades, tudo devidamente planejado e até com algumas frivolidades, alguns luxos. Pergunta: É  ser exemplo de superação onde o ambiente te proporciona conforto?
Não. Ele usufrui do que as condições econômicas da  família lhe permite, vejo-o mais como um puta sortudo do que como exemplo. Imaginem a mesma pessoa morando em uma favela do rio, estaria em um cruzamento em cima de um skate velho pedidndo dinheiro do crack.

Hoje vi mais um, lá no deslumbradíssimo Metamorfose Digital. Direto ao vídeo:


Bom, o cara TENTA superar-se. Seria superação se CONSEGUISSE ludibriar a doença, o que não foi o caso. Deste cara aí não sei maiores detalhes, mas consideremos o quão fácil é sermos vencedores onde o ambiente nos possibilta. Fazer algo quando não nos preocupamos com contas, comida, luz, água, ha , como fica mais fácil...

Bom, eu adoraria buscar outros exemplos dos mitos de superação, tem muitos espalhados na rede, em especial no site citado, eles adooooram este tema...Mas acho que nestes dois casos aí consegui expressar minha ótica, termos endeusado pessoas, em situações privilegiadas sob o aspecto material, sócio/econômico, enfim, onde sua maior vitória de fato é fazer uso positivo das facilidades que lhes foram disponibilizadas.
 Exemplos? Sim, como eu, como você, como o João e a Creuza que vivem de salário mínimo, sem saúde, sem segurança, sem educação....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abre teu coração e chora!