Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre
Milton Ribeiro e Vivian VirissimoMilton Ribeiro e Vivian Virissimo
Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) havia anunciado em 13 de dezembro do ano passado que alguns ônibus de Porto Alegre ostentariam mensagens ateias, porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.
“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.
As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”. Os cartazes devem ser exibidos ao longo de um mês.
Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.
Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.
Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.
Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.
Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira
Retirado integralmente do Sul 21
Nota pessoal:
Tenho lido alguns absurdos sobre a ação, sobre a nossa atitude em si, como não bastasse ter que ler/ouvir que estes "ateus satânicos" devem morrer, que ateu fala mais de deus do que sobre qualquer outra coisa e também a acusação de termos uma necessidade enorme de estar em evidência.Nem falarei sobre ateus satãnicos, não dá, me nego a argumentar sobre!
Nos "especializamos" em deus apenas pelo fato de o tempo todo ter algum crente querendo nos exorcizar, assim aprendemos o jogo deles e ganhamos no seu próprio campo.
Estar em evidência?? Não, não queremos tratamento diferenciado, não queremos cotas, não queremos bolsa isso ou auxílio aquilo, não é querer empurra goela abaixo da sociedade a nossa existência e opção de não crença. Não queremos legislação diferenciada.
É sobre o que NÃO queremos que desejamos chamar a atenção:
Não queremos mais ouvir as bobagens clichê tipo "não tem deus no coração", "se não tem deus não tem nada", ou seja, uma Síndrome de Datena que está tomando conta das cabeças religiosas.
Digo mais, quanto mais ateus existirem, mais segura a sociedade fica.
Estou tentando uma entrevista com o Daniel Sottomaior, aguardando uma resposta dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abre teu coração e chora!