Saúde e Ciência
O tempo inteiro os militantes anti-fumantes enchem a boca para dizer que "está cientificamente comprovado que o fumo mata", ou "afeta também os não-fumantes", ou "causa vício", etc etc.O que eles nunca dizem é que o fumo, sozinho, raramente pode ser mesmo acusado como única causa da morte ou da doença de uma pessoa, e que quase sempre fumar é no máximo um agravante em um conjunto de fatores de uma vida pouco saudável. Também não se fala que, ao lado das tais pesquisas que eles apresentam, existem várias outras que, de outro lado, não conseguem estabelecer relações palpáveis e estatisticamente relevantes entre o fumo e os males da humanidade. Quando falam nelas, os anti-tabagistas alegam de imediato que são pesquisas pagas pela indústria do tabaco -- mas, como vamos ver em breve, isso é mentira. Várias das tais pesquisas que desmentem e desmistificam os males do fumo são bancadas e executadas pelas mesmíssimas instituições respeitáveis que fazem os estudos que eles usam como argumento: universidades, institutos e até mesmo a Organização Mundial de Saúde. É de se imaginar o constrangimento que causam essas pesquisas que obtëm resultados "frustrantes"...
Não cabe a nós, leigos, dizer qual dos lados da ciência tem razão. No entanto, podemos concluir, com toda a convicção, que a divergência entre os próprios cientistas e instituições significa que não há nada "cientificamente comprovado" sobre a relação entre o fumo e doenças atribuidas a ele, especialmente em indivíduos não-fumantes. Isso joga por terra o principal dos argumentos que alguns utilizam para, cinicamente, exigir a cassação de direitos civis e humanos de pessoas de bem que apenas apreciam o ato de fumar. Seria muito mais válido e honesto, com a sociedade e com a ciência, se eles usassem como argumento o válido porém simples fato de que o fumo causa incômodo a algumas pessoas.
Nesta seção, vamos mostrar algumas dessas pesquisas que mostram a controvérsia que ainda existe na ciëncia em relação aos efeitos do fumo. Serão incluídos aqui os casos de "pseudociência", em que os resultados de uma pesquisa séria são descaradamente manipulados ou divulgados de forma a enganar as pessoas e transformar descobertas superficiais ou de pouca significância em pânico e histeria contra a população fumante. Ao mesmo tempo, vamos apresentar artigos e avaliações sobre hábitos e produtos que contribuem e muito para a saúde do fumante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abre teu coração e chora!